quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Entenda seu periquito



Periquitos não dialogam conosco, entender o que seu periquito está demonstrado é de extrema importância para se ter uma boa interação com a ave. Temos que aprender a descodificar e compreender os sons, comportamentos e ações, pois esses são os métodos utilizados para comunicação e através deles podemos descobrir o estado emocional, sintomas de doenças e etc.


Linguagem Corporal:



Distensão das pernas: É um comportamento bastante freqüente entre os psitacídeos, em geral. Caracteriza-se por esticar simultaneamente a perna e a asa do mesmo lado para o lado ou para trás. Isto pode ser comparado ao nosso espreguiçar.


Levantar as asas: O levantar de asas fechadas é algo que pode preceder ou terminar no fim da distensão das pernas, ou ambos. É mais uma forma de espreguiçar, também significar sinal de satisfação ou alívio.


Pousar sobre um só pé: Acontece na maioria das vezes quando o pássaro está quase dormindo. Sinal de que está bem à vontade, preste a dar uma cochilada.



Esconder o bico nas penas das costas: Eles giram a cabeça e colocam o bico atrás das costas, deixando as penas levemente eriçadas. É mais fácil de observar de noite, já que é nesta posição que a maioria dos periquitos escolhe para dormir.


Cuidar da cabeça: Quem nunca viu um periquito coçando a cabeça de outro? É uma demonstração de carinho, uma forma de dizer que se sente confortável na presença do outro.



Bater energeticamente as asas: Este comportamento é feito por periquitos que não tiveram oportunidade ou não tem espaço para voar, eles se agarram com o pé ao poleiro e batem as assas, simulando um vôo. Serve tanto para exercitar os músculos das asas quanto para dizer que ele precisa de um espaço maior. É observado mais em aves que vivem em gaiolas.


Bocejar: Assim como os demais animais, os periquitos também bocejam, abrem bastante o bico e o significado desse comportamento não muda: é uma forma de espreguiçar.


Sacudir as penas: Vem acompanhado quase sempre depois da limpeza das penas, este serve para liberar aqueles pozinhos que vemos quando eles se limpam, também serve como uma forma de despreguiçar, ficar mais atento.


Afiar o bico: Freqüentemente o periquito afia o bico depois de comer e/ou entre as refeições, pousado no poleiro. É uma forma de limpeza bem como de conservação da ponta do bico. Sinal de satisfação e bem-estar.


Cuidar da cauda: Faz parte da higiene das penas, mas também tem importância na reprodução, o macho quando está excitado tende a pisar na cauda da fêmea, que se esquiva habilmente.


Pupilas dilatadas: As pupilas dilatadas ou que reduzem e dilatam rapidamente representam sinal de excitação e contentamento.



Movimentar o pescoço: O movimentar do pescoço e da cabeça para cima e para baixo durante o cantarolar, é típico dos periquitos. Indica que o periquito está alegre ou excitado e geralmente vem acompanhado com o dilatamento das pupilas.



Regurgitar: Esta atividade pode ser notada, quando o pássaro gesticula com a cabeça para dentro e para fora como forma de trazer comida do papo, que depositará na boca do companheiro. Esta também é a forma de os pais alimentarem os filhotes.



Asas para baixo: Isto é um comportamento freqüente quando os periquitos acabaram de tomar banho, põem as asas para baixo numa tentativa de secá-las. Dependendo da situação este comportamento também pode significar que a ave está com calor. Agora, se for acompanhado de sentar no poleiro ou no fundo da caixa da gaiola é sinal de que o pássaro está doente e necessita de ajuda.



Limpeza das Penas: É algo essencial para manter as penas em condições ótimas. Para tal, o que os periquitos fazem, é passar o bico pelas penas desde a base até ao topo destas, para limpar e endireitar. Os periquitos e algumas aves possuem uma glândula oleosa na base das penas da cauda, pegam nesse óleo e espalham-no pelas penas para criar um protetor que mantém as penas bonitas e que impede a água de se infiltrar nestas, em vez de absorvê-la. Como já foi dito, os periquitos também limpam as penas um dos outros, mostrando carinho, e podem também fazê-lo em humanos, por exemplo, no cabelo.



Mordiscar: Comportamento mais notável com os periquitos juvenis, os bicos das aves são cheios de terminações nervosas, que são usadas para sentir o sabor e a textura. Esse ato de mordiscar não é considerado agressividade, é mais uma questão de experiência.



Linguagem sonora:


Cantarolar: Quando os pássaros cantam é sinal de contentamento, de felicidade e de segurança com o que os rodeia. Geralmente este comportamento é mais freqüente durante o nascer do dia, á tarde quando o sol se põe, mas pode acontecer em todas as alturas que o pássaro sente feliz.


Rosnar: Os periquitos não rosnam como os cachorros, porém, Tal como os cães rosnam quando estão prestes a atacar, os periquitos emitem um aviso também claro de que um ataque está eminente. É um som bem perceptível, quando os periquitos lutam entre si ou quando algo de que não gostam se aproxima deles. E mais uma vez, outro tipo de aviso, que significa que a ave não quer que o rival se aproxime. É um som bem perceptível quando um periquito mordisca o rabo do outro.



Sinal de alarme e gritaria: Na natureza, os periquitos entendem-se através de determinados gritos e mantêm assim contato entre si. Estes gritos podem ser julgados de acordo com a situação, servem como forma de comunicação, excitação e até mesmo demonstração de agressividade.


Já participar do nosso grupo no facebook? basta clicar AQUI

61 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que deve está brincando ou querendo brincar

      Excluir
    2. Pelo que eu já li, significa que ele está brincando, se divertindo, está td bem seu periquito esta feliz

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Você tem um periquito ou um morcego?

      Excluir
  2. O meu fica toda hora balançando a cabeça, como se algo estivesse incomodando
    Balança de um lado pro outro, como se fosse um não
    Ele tbm dá uma mechida nas asas, bem pouco
    Faz isso toda hora
    Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  3. O meu fica toda hora balançando a cabeça, como se algo estivesse incomodando
    Balança de um lado pro outro, como se fosse um não
    Ele tbm dá uma mechida nas asas, bem pouco
    Faz isso toda hora
    Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Comprei ontem um periquito macho jovem.
    Está se alimentando direitinho, porem não emite nenhum som. Isso é normal por ser jovem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ele esteja se sentindo solitario. O meu tambem era assim, depois que compramos uma femea ele cantarola com ela o dia todo.

      Excluir
    2. Pode ta estranhando o lugar a minha femea era assim agora ta mas falant

      Excluir
    3. Ele chegou a mto pouco tempo na sua casa, é normal eles ficarem quietos nos primeiros dias

      Excluir
  5. Comprei um periquito fêmea de 1 ano e ela fica batendo a cabeça na gaiola, na parede... O que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Meu periquito não grita não faz nada só come bebe e dorme e fica no poleiro não sai dele e embaixo dele gruda fezes será que ele tá doente.

    ResponderExcluir
  7. Meu periquito não grita não faz nada só come bebe e dorme e fica no poleiro não sai dele e embaixo dele gruda fezes será que ele tá doente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva em um veterinário ou compre um avitrin pra vermífugo.seu pássaro deve estar com infeccao por verme ( se não tratar morre)

      Excluir
  8. Boa tarde. O meu já fez um ano, ele era super manso, vive num viveiro enorme só pra ele, porém de uns dias pra cá ficou muito agressivo comigo, tentando me bicar e até bicando com bastante força, este comportamento é só comigo, com meu marido ele continua super dócil. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  9. O meu periquito abre muito o bico o que pode ser será que é so um bocejo ou é outra coisa o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. O meu periquito fica como se estivesse mastigando oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas esta interagindo com vc, lhe imitando quando vc fala

      Excluir
  11. Porque os periquitos tremem as asas e ficam amuados ?

    ResponderExcluir
  12. O meu piriquito está abrindo muito o bico. Porque????

    ResponderExcluir
  13. Comprei 2 periquitos , era para ser um casal kkkk o Blue e a weed, antes de pegar a weed tinha pego uma periquito fêmea, porém era mais velha e batia muito no Blue, então troquei ela por "umA" outra com o mesmo tempo que o Blue... Estão comigo a mais de 4 meses e eles se dão bem , limpa a cabecinha , canta , se beija , conversa, enfim ... porém o Blue já tirou todas as penas do rabo do weed,ai começou a nascer de novo, agora o sem vergonha do Blue fica mordendo e puxando a pena dnv do rabo do weed , E o coitado berra !
    A gaiola não é pequena , eles tem 2 bebedouros 2 potes de comigo 2 pedras de cálcio 2 brinquedos , Eu não sei o que pode ser . Alguém me ajuda ?

    ResponderExcluir
  14. Comprei um periquito alguns dias atrás ela abre muito o bico o que pode ser???aí é daqui alguns dias vou comprar outro por causa que acho que ele está sentindo muito sozinho pode ser uq?? mas eu amo ela

    ResponderExcluir
  15. Eu achei um piriquito super lindoo e azul to cuidando dele agora e e bem fofinho e docil..

    ResponderExcluir
  16. Tinha 2 periquitos machos, fiz uma gaiola maior e deixei eles por alguns dia, nada fora do normal, hoje coloquei 2 fêmeas... um dos machos fica isolado piando baixinho. oque posso fazer? nao estou nada afim de separar eles, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ele esteja se sentindo "substituído" tenta dar mais atenção pra ele até que tds se enturmem

      Excluir
  17. Comprei uma periquito fêmea mas o machinho panica ela muito na cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal é uma forma de carinho eles também fazem com humanos

      Excluir
  18. Meu periquito fica muito no sol. Será que tá com frio?! É novinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não podem ficar no sol , eles gostam mas de sombras eles ficam mas sucegados... pouca corrente de vento tbm pq podem ficar doente deixe pote de água pra eles banharem pra se refrescarem.

      Excluir
  19. O meu piriquito morde as travesseiras,morde as camisolas to ficar preocupada sera que ele não está contente com algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tá gostando do lugar ou só quer algo que ele posso afiar o bico .

      Excluir
  20. Não deixe ele no sol pode não logo filhote deixa em sombra onde circule vento pra tbm eles não ficarem com calor.

    ResponderExcluir
  21. eu ganhei um periquito australiano tem mes mais ou menos, e ele fica fazendo um barulho tipo um rosnado como o som bem baixo pare que ele esta bem feliz quanto ele faz isso mas eu nao tenho certeza se ele ta feliz ou arrisco ,ele ficam como se ele quiser que eu fizesse carinho nele(OBS ELE E BEM MANSO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser que ele queira mesmo.
      Tenho um manso mas não gosta que faça kkk

      Excluir
  22. Tenho um casal de piriquito...e um casal de calopsita, eles convivem juntos no mesmo viveiro que eh grande, so que como de costume soltamos as calopsitas tdos os dias e os piriquitos nao, ate pq eles sao ariscos...so q um dia estavamos c o viveiro aberto e enqtos as calopsitas andavam pelo chao a periquita fêmea resolveu sair...deixamos ela a vontade, so que depois disso ela mudou seu comportamento, ela fica so resmungando, o tempo tdo dia e noite da uma pausa de 2 a 3 segundo e volta a resmungar...choro sei la!!! Oq pode ser? E a respiração se tornou mais ofegante!

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma periquita de 1 ano, mais ou menos. Ela fica piando sem parar, está nos deixando doidos um posso ardido. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ela só queira conversar, você pode arrumar algum outro periquito pra ela ter com qm falar. Eles adoram companheiros, até pq na natureza vivem em bandos
      Ela tbm vai ter com qm gastar energia ent n vai poder ficar cantando o dia td pq precisa descansar kkkkk

      Excluir
  24. Porque o meu periquito fica batendo o pé toda hora?? Por favor me respondem estou com muita dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm! Estou preocupada com isso é vou levar no veterinário amanhã.

      Excluir
  25. Comprei 2 novos então não dava pra saber se era macho ou fêmea. Em um grupo no face todos falaram que eram 2 fêmeas. Elas fazem carinho na cabeça uma da outra mas uma delas é mais sonolenta, apesar de brincar,( destruir os brinquedinhos) comer bastante,ela tem os olhos vermelhos e costuma ficar com cocô agarrado nas penas. Mas o cocô é normal, vejo no fundo da gaiola, ela só faz cocô molinho quando come verdura. Aí cortei o excesso de pena do bumbum dela e as duas n fazem quase nenhum barulho!essa semana tô colocando audio de canto de periquito e elas tem cantado um pouquinho mais e observando de onde vem o som, Estou paranoica? Os bichinhos estão com comportamento normal? Os periquitos jovens tendem a nao fazer tanto barulho? Minha mãe tem agapornis e é gritaria o dia inteiro com eles.

    ResponderExcluir
  26. Tenho dois periquitos, um deles, o macho, fica meio que espreguiçando as asas fechadas, só que ele faz isso a cada minuto, tbm esta sonolento mas acredito que esteja um pouco mais quieto pois está na muda de penas
    Queria saber se é normal que ele se espreguice tanto
    Aparentemente não tem nada que possa estar incomodando ele, como machucados e coisas do tipo, e ele está comendo normal, só está quietinho e se espreguiçando mais que o normal

    ResponderExcluir
  27. Tenho dois periquitos e dois gatos, adorei eles quase na msm época, ent os periquitos ainda estão se adaptando à mim, e as gatas são filhotes, não têm mais de 2 meses. Queria que eles se dessem bem pois meus periquitos costumam ficar soltos no meu quarto, mas as gatas tbm querem ficar lá mas obviamente eu n deixo.
    Já deixei elas perto da gaiola pra conhecerem os periquitos porém elas ficaram meio que tentando pegar eles ent soltar eles tds juntos realmente não é uma opção. Alguém tem alguma ideia de como posso acostumar os gatos a não atacarem eles?? Tem como fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gatos são predadores e os periquitos são presas, é muito arriscado colocados juntos. As gatas vão matar os periquitos com certeza. E mesmo que convivam, o que acho ser impossível, os periquitos sempre estarão ansiosos e com medo, e as gatas podem acabar matando eles. Você ficaria numa quarto com um leão?

      Excluir
  28. Tenho dois piriquitos, Príncipe e Pit, só que príncipe que era tão mansinho de uns tempos pra cá resolveu ficar agressivo principalmente a noite qdo colocamos as gaiolas pra dentro de casa. Ele fica parecendo uma galinha choca bem brava, arrepia todo e parte para ataque mesmo de dentro da gaiola. O QUE SERÁ QUE TA ACONTECENDO COM ESSE PIRIQUITO? o PIT que sempre foi mais bravo aceita carinho e podemos pega-lo, mas o outro ficou nervosinho, agressivo e chato ultimamente.

    ResponderExcluir
  29. Comprei 1 casal de periquito mas a fêmea veio 8 dias antes ai o peguei o macho ja faz 3 dias hj que ele chegou mas eles ficam se bicando ela puxa o rabo dele por favor oq eu fasso

    ResponderExcluir
  30. Comprei um periquito fêmea e ela sempre fica com a respiração um pouco ofegante e fica abrindo e fechando o bico (tipo mastigando) quando eu falo com ela. Mas ela não foge ou se afasta. O que pode ser? Ela está com medo? Por favor, me respondam

    ResponderExcluir
  31. Por que os meus periquitos quando se aproxima da fêmea ambos afastam as asas do corpo? Seria um ritual de acasalamento?

    ResponderExcluir
  32. O meu fica de lá pra cá na gaiola, já tô preocupado

    ResponderExcluir
  33. Olá bom dia , meu periquito está só ,desde que sua companheira fugiu, desde então ele grita muito e tenta beliscar nossa mão durante o trato. Será que e pq está solitário? Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
  34. Estou criando um BB que a mãe rejeitou, tô meio paranoica rsrsr pq o irmão dele morreu! Ele sempre fica ronronando quando está no colo ou na mão da gente, isso é normal??? E sempre fica se balançando, tenho medo dele estar com frio rsrsrs queria ajuda, por favor! Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Gente me ajudaaaaa... Tenho 2 piriquitos australianos, antes a fêmea dormia com a cabeça virada para as costas igual ao macho. Porém, já têm uns dias que tô observando que ela dorme e descança com a cabeça baixa (a cabecinha dela fica bem perto das patinhas). Só que ela não têm nenhuma fratura, pois anda, brinca, pia, come; Devo me preocupar, porque nunca mais a vi dormindo 'normalmente'? O que pode ser?

    ResponderExcluir