segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sarna- Sintomas e Tratamento

·O que é sarna e quais seus sintomas?

Sarna é uma das doenças causada pelo ácaro Cnemidocoptes pilae e é uma das doenças mais populares que ocorrem com os periquitos, mas esse fato nem é de se estranhar, pois tem uma leve ligação com a falta de higiene presente no comercio de aves em feiras e pet shops onde fica lotes de aves amontoadas. É uma doença contagiosa que em estagio avançado pode levar a ave a óbito, mas seu tratamento é muito simples.

Os principais sintomas são aparecimentos de crostas escamosas de coloração meio amarelada nos bicos e ao redor dos olhos, que em um estagio evoluído pode atingir patas e até mesmo a cloaca. Vale lembrar que estas crostas na verdade são os túneis onde os ácaros ficam alojados.

· Tratamento:

Como já foi dito acima, sarna é uma doença de fácil tratamento, mas que é contagiosa, sendo assim, o melhor que se tem a fazer quando temos uma ave contaminada em casa é separar das demais, a fim de evitar um possível “surto” de sarna na criação.

O método de tratamento da sarna consiste na aplicação de um produto acaricida no local afetado, hoje em dia no mercado podemos encontrar inúmeros produtos e de inúmeras marcas, porém o mais conhecido entre eles é a pomada Dolemil.



A aplicação é feita segurando o periquito com uma das mãos e com a outra aplicando uma pequena porção de pomada no local afetado usando um cotonete para ajudar a espalhar o medicamento. Em casos mais simples com 4~5 dias já vemos uma melhora significativa mas por via de duvidas o tratamento deve continuar até uma semana, deve-se lembrar que a duração do tratamento é de acordo com o estagio da doença.

A melhor maneira de prevenir a sarna é mantendo a higiene das gaiolas e sempre que possível desinfetar o local onde as aves vivem.

Abaixo deixo umas imagens de periquitos contaminados com sarna:



Já conhece nosso grupo no facebook? Para participar basta clicar aqui: Periquitos Brasil



7 comentários:

  1. Bom dia! Por favor me ajudem. Ganhei um periquito australiano doente, ele está perdendo as penas e aparecendo ferimentos por todo o corpo, já não tem pena debaixo da asa e está ficando sem pena na barriga também... Não sei o que fazer. Levei no veterinário e ele me disse pra comprar vermífugo e antibiótico, mas não adiantou nada. Só está piorando. Por favor , quem puder me ajudar me informe pelo email isabelacristinaabc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. O meu esta todo cheio de crosta e o bico dele esta super grande falaram pra mim q era muda mas ja ta com muitas semanas , o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o meu aconteceu o mesmo. Vá até uma casa de ração compra essa pomada na imagem acima,dolemil aplica c cotonete depois ter limpado a área afetada c água morna, pasa por 7 dias ele ficará bem novamente. Não demore pois pode levar a óbito e não deixe junto c outros pássaros, periquitos,nada pois é contagioso

      Excluir
  3. Oi, meu periquito está com crostas em todo o corpo. Passei Dolemil mas ele está muito fraco, devo continuar passando?

    ResponderExcluir
  4. Pode me passar seu whats meu periquito esta com sarna passei pomada tava sumindo tudo ai derrepende voltou no pescoço e no peito

    ResponderExcluir